A edição de verão 2012 do Fashion Business começa a esquentar o Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira (23/05). Na programação, os desfiles das marcas Patricia Viera e Carlos Miele e a festa de inauguração no Copacabana Palace. Apesar de o foco continuar nos negócios, cada vez mais os desfiles se tornam parte importante do evento comandado por Eloysa Simão. Nesta temporada, por exemplo, 17 marcas sobem ao palco para apresentar suas propostas para o próximo verão.
Na coletiva de imprensa realizada na terça-feira (17/05) passada, Eloysa apresentou os números da feira de negócios. Serão 310 expositores e 20 mil lojistas e a estimativa é de que passem 60 mil visitantes pela Marina da Glória, sede do evento, que custou 16 milhões de reais. “Só não crescemos mais por falta de espaço, porque não faltaram interessados”, comemorou Eloysa.

Mas não é apenas o salão de negócios que recebeu atenção especial. Os desfiles ganham espaço cada vez maior na programação. Além de nomes consagrados da cena fashion nacional, como Mara Mac, Carlos Miele e Patricia Viera, o evento também coloca nas passarelas nomes emergentes. Giulietta e Cholet são bons exemplos. Entre os estreantes da temporada, a Maria Filó se destaca. Sempre um dos hits da bolsa de negócios, a marca carioca sobe pela primeira vez na passarela para mostrar que não manda bem só nos números.Para Eloysa, criadores e empresários devem se preparar para enfrentar a concorrência vinda de outros países. As armas? Criatividade e inteligência. “Mas não pensem que venceremos só com design. É importante ter preço. O dinheiro não aceita desaforo”, avisa.
Além do Copacabana Palace, que serve de cenário para os shows de Patricia, Miele, Cavendish e Victor Dzenk, o Museu de Arte Moderna (MAM) e o Jockey Club também serão utilizados. O casting do Fashion Business também promete. Vivi Orth, Talytha Pugliesi, Barbara Berguer, Carol Francischini, Aline Weber, Thana Kuhnen e a holandesa Nicole Witte são alguns dos nomes confirmados.